FIES 2017 INSCRIÇÕES: Saiba como participar


FIES 2017 Inscrições – Os custos de uma Instituição de Ensino Superior particular são caros e fora da realidade de muitos brasileiros. Por isso, em 1999 foi criado o FIES – Fundo de Financiamento Estudantil –, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso com o intuito de financiar a graduação de estudantes matriculados em instituições privadas de ensino superior.


O FIES 2017, sigla para Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do Ministério da Educação que garante o financiamento dos custos de cursos superiores de estudantes matriculados em instituições privadas de ensino superior.


Para conseguir o benefício é necessário que o interessado tenha tirado uma avaliação positiva no SINAES, órgão avaliador de instituições de educação superior. Em 2010 o programa passou a funcionar de forma diferente, tornando a solicitação do financiamento em qualquer período do ano, garantindo assim mais facilidade para quem depende do benefício para custear sua graduação. Veja agora como seguir todas etapas para conseguir a sua graduação e se qualificar para o mercado de trabalho.

FIES 2017 Inscrições

O programa é muito importante para estudantes que não tem condições de custearem o preço da mensalidade em uma instituição particular, o que é a realidade de milhões de brasileiros. Por intermédio de programas do MEC, como o ProUni e o FIES 2017, por exemplo, ficou mais fácil para o cidadão ter acesso ao ensino superior. Quanto ao repasse para o Governo, o estudante terá um prazo que será estipulado mediante ao contrato assinado entre ambas as partes, tendo em média cerca de 10 anos para efetuar o pagamento da quantia emprestada.

Os estudantes aptos para a contratação do FIES, a partir do primeiro semestre de 2017, será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, observadas as demais normas estabelecidas pelo Ministério da Educação, sendo que os alunos terão que seguir alguns critérios, confira abaixo quais são:

  • Média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos;
  • Nota na redação do Enem diferente de zero.

Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do FIES.

FIES 2017 Inscrições

As inscrições FIES funcionam exclusivamente na web, através de um sistema próprio do FIES, sendo divulgadas em editais e portais de notícia a abertura de novas inscrições. A inscrição FIES 2017 para realizar o empréstimo funciona em várias etapas, que você poderá acompanhar abaixo.

O MEC oferece duas FIES 2017 inscrições por ano, que acontecem nos dois semestres; logo no início do ano e depois, no segundo semestre, é importante ficar atento a essas datas para não ter que esperar até as próximas inscrições abrirem.

Como se inscrever no FIES 2017

Para se inscrever no FIES 2017, é necessário acessar o site do Ministério da Educação, ir até a opção FIES e preencher um cadastro. Nesse cadastro é muito importante fornecer suas informações corretamente, pois será a partir daí que você obterá seu benefício.

FIES 2017 inscrições

Após informar seu CPF, endereço de e-mail e algumas informações necessárias para a realização do cadastro, o estudante receberá em sua caixa de correio eletrônica a confirmação da inscrição, assim como os próximos passos necessários para completar o cadastro no programa.

FIES 2017 Inscrições


Agora, o interessado deverá informar os dados da Instituição de Ensino Superior que está cadastrado, assim como o nome do curso e o valor das mensalidades. Feito isso, o próximo passo será validar seu cadastro no SisFIES 2017 e assim fornecer as informações a respeito do financiamento, no endereço a seguir:

O estudante que for pré–selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, em até 5 (cinco) dias corridos a contar da divulgação de sua pré–seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.

Após concluir a inscrição SisFIES, o interessado deverá se inscrever na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), que funciona para validar as informações do estudante, ficando também responsável pelos trâmites de outros processos relacionados. Após a validação, o estudante deverá visitar uma agência do Banco do Brasil ou do Caixa Econômica Federal para realizar, seu financiamento.

Documentos Necessários para Inscrição

Para dar continuidade a seu processo de liberação será necessário que o estudante apresente alguns documentos, confira abaixo:

Do aluno:

  • CPF e caso for menor de idade, CPF do responsável legal;
  • Documento de identificação com foto;
  • Se for casamento, é necessário apresentar a certidão de casamento, assim como CPF e RG do seu marido / de sua esposa;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de Regularidade de Inscrição (emitido pela CPSA).

Do Fiador, caso seja necessário:

  • CPF;
  • Certidão de casamento;
  • Comprovante de Residência;
  • RG ou algum documento de identificação com foto;
  • Comprovante de rendas.

Não poderá se inscrever no FIES os seguintes estudantes:

  • Estudante que não tenha sido pré-escolhido pelo MEC;
  • Que já tenha concluído algum curso de educação superior;
  • Caso seja beneficiado integralmente pelo ProUni;
  • Ter participado do ENEM e tirado uma nota de avaliação inferior a 450;
  • Possuir uma renda familiar mensal maior do que 02 salários-mínimos federais.

Caso ocorra do estudante não comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) ou ao Agente Financeiro (instituição bancária) nos prazos determinados pelo sistema, a inscrição será automaticamente cancelada.

O que fazer após realizar as Inscrições 2017 FIES ?

Depois concluir as inscrições FIES 2017 online, você deverá seguir todos os passos explicados acima até conseguir seu financiamento. O processo é um pouco burocrático, porém, uma vez que seu nome  esteja cadastrado no sistema e suas informações validadas em sua instituição de ensino, conseguir o financiamento se torna o passo mais fácil. É importante não esquecer de pagar seu boleto FIES 2017 para não ter seu financiamento suspenso e atrasar o andamento dos estudos.

FIES 2017 Inscrições

Você poderá acompanhar o andamento de sua inscrição FIES através do site do Ministério da Educação e pelo site de sua instituição de ensino. No mesmo endereço eletrônico do MEC você pode pedir o aditamento FIES 2017, que é a renovação do contrato de Financiamento Estudantil.

Agora que você sabe tudo sobre o FIES inscrição, não fique parado, preste atenção nos prazos para ser realizados os procedimentos e garanta a sua formação superior.

FIES 2017 INSCRIÇÕES: Saiba como participar
4.99 (99.82%) 2695 votes

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário