Inscrição FIES 2018


Inscrição Fies 2018 – Todos os estudantes brasileiros que estão matriculados em instituições de ensino sabem da importância que é ingressar em uma boa Faculdade após o término dos estudos colegiais. E visando ajudar estes alunos, o Governo Brasileiro criou diversos programas educacionais com o intuito de auxilia-los no pagamento e financiamento de matrícula em diversas Universidades de ensino superior.


A existência destes programas é essencial para a vida de muitos alunos, pois favorecem aqueles que não têm condições de financiar uma faculdade particular. Em alguns deles só é possível conseguir uma bolsa por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, porém existe também o Fies 2018, onde os estudantes não precisam fazer a prova do Enem.


O artigo abaixo foi desenvolvido especialmente para ajudar os estudantes brasileiros que desejam realizar a inscrição para o Fies 2018 e não sabem como fazer o processo e os requisitos necessários para conseguir um financiamento. Portanto, continue a leitura abaixo e não deixe nenhuma informação importante passar em branco.

Inscrição FIES 2018

Inscrição Fies 2018Realizar a Fies Inscrição é fundamental para a vida de estudantes que não tem condições financeiras suficientes para pagar uma Faculdade de qualidade, porém, o Ministério da Educação exige que os interessados atendam à alguns requisitos básicos para garantir o financiamento. Isto é uma maneira do programa controlar o número de jovens que serão beneficiados por seu auxílio financeiro.

O que é Fies?

O Fies é a sigla dada para o Fundo de Financiamento Estudantil, programa criado no ano de 1999 com o intuito de substituir os Programa de Crédito Educativo (PCE). Através dele, jovens estudantes brasileiros conseguem obter financiamento na graduação em uma Instituição de Ensino Superior, o que é essencial para a vida de muitos que desejam obter uma boa carreira profissional futuramente.

Inscrição FIES 2018

O programa passou a funcionar com uma nova estrutura no ano de 2010, quando o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o seu novo agente operador. Esta mudança trouxe uma série de vantagens para o Fies e os juros caíram para 3,4% ao ano, e além disso o financiamento poderá ser solicitado em qualquer data do ano pelo estudante.

Quem pode se inscrever

Inscrição FIES 2018Obter o financiamento pelo Fies é o sonho de muitos estudantes brasileiros que não tem condições de pagar um curso em uma boa Faculdade, e muitos deles não sabem como participar do programa. Realizar a inscrição FIES 2018 é muito simples, porém alguns requisitos são exigidos para que o interessado possa ser beneficiado, veja quais são eles:

  • O estudante que não concluiu o Ensino Superior;
  • Aluno com renda familiar mensal bruta de até de 2,5 salários mínimos, por pessoa;
  • Participou de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010;
    Obteve uma pontuação de, pelo menos, 450 pontos na média das provas do Enem e nota acima de zero (0) na redação.

Requisitos para quem não participou do Enem:

  • Concluiu o ensino médio antes do ano de 2010;
  • Se enquadra entre os professores de rede pública de ensino, exercendo efetivo exercício na educação básica e pretende fazer curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia na área em que atua. Nessa condição, poderão participar também os professores que já concluíram o curso superior.

Como funciona?

O estudante que deseja obter o financiamento em uma Instituição de Ensino Superior pelas inscrições FIES 2018, deve entender que o programa funciona da seguinte maneira:



  • Primeiramente os interessados devem preencher os critérios de participação e renda que são exigidos no momento em que for se inscrever no processo seletivo (pela internet);

  • Caso o aluno seja selecionado, ele deverá selecionar a faculdade e o curso que faz parte do programa. Após isto, o mesmo terá um prazo para se inscrever no programa, comprovando os seus documentos e assinando o contrato de financiamento no banco;

  • Enquanto a faculdade durar, o estudante deverá realizar o pagamento do valor correspondente ao juros do empréstimo, em parcelas trimestrais;

  • Após se formar, o aluno continuará pagando, apenas, os juros durante o período de carência;

  • Terminado este prazo de carência, o beneficiado pelo programa começa a pagar a dívida, esta que o número de parcelas varia de acordo com a duração do curso escolhido.

Como se inscrever no FIES

Inscrição FIES 2018O aluno que deseja realizar a inscrição FIES 2018 deve entender, primeiramente, que o processo é feito apenas pela internet e que são exigidos alguns requisitos de renda e educacionais para a conclusão do cadastramento.

O processo de inscrição é totalmente automatizado em meio do sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação, trazendo conforto e segurança para o candidato que deseja uma vaga.

Vamos lá:

Inscrição FIES 2018


Passo 01. Acesse o Site do SisFIES (sisfies.mec.gov.br) e informe todos os dados que são solicitados. Após o preenchimento, o sistema lhe enviará um e-mail de validação do cadastro. Caso seja selecionado, volte para o site do SisFies e realize a sua inscrição.


Passo 02. Após inscrito, selecione o curso que deseja participar. O candidato terá um prazo de 10 dias para comparecer até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da Universidade portando a documentação necessária;


Passo 03: Por fim, basta aguardar pela validação da sua inscrição, esta que deverá ser feita a partir do terceiro dia útil pela CPSA da instituição escolhida. Compareça até um banco para contratação do financiamento.


Pronto, você finalizou a sua Fies 2018 inscrição. Agora é só esperar a análise de crédito que é feita pelo banco escolhido para a liberação do dinheiro. É importante lembrar que durante todo o período de aulas, o estudante deverá se empenhar bastante no processo de aprendizado e evitar faltar aulas, pois deste modo, o financiamento estará valendo à pena.

Conclusão

Inscrição FIES 2018O Fundo de Financiamento Estudantil veio para ajudar os estudantes brasileiros que desejam obter descontos e auxílio no pagamento de cursos superiores e faculdades do país. Se você ainda não sabe como participar do programa, releia atentamente o artigo acima e veja como realizar a sua Fies Inscrição 2018.

E aí, ficou com alguma dúvida a respeito da inscrição FIES 2018? Deixe o seu comentário logo abaixo para que possamos estar ajudando a resolver o seu problema. E não deixe de estar compartilhando este artigo com algum amigo, pois ele poderá ter a mesma dúvida sobre como participar do Fies. Obrigado!

Inscrição FIES 2018
5 (100%) 4 votes

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Copyright © 2016. Powered by WordPress.